Olanzapina em comprimidos solúveis
O que é este medicamento?
OLANZAPINA é usada para o tratamento da esquizofrenia, distúrbios psicóticos, e distúrbio bipolar. O distúrbio bipolar é também designado de distúrbio maníaco-depressivo.
O que devo dizer ao meu médico antes tomar este medicamento?
Ele precisa de saber se tem alguma destas condições:
- cancro da mama ou antecedentes de cancro de mama
- demência
- diabetes mellitus, elevados níveis de açúcar no sangue ou história familiar de diabetes
- dificuldade em engolir
- glaucoma
- doença cardíaca, batimentos cardíacos irregulares, ou ataque cardíaco anterior
- historial de tumor cerebral ou lesões cerebrais
- doença renal ou hepática
- tensão arterial baixa ou tonturas ao levantar-se
- Doença de Parkinson
- Problemas de próstata
- convulsões
- pensamentos suicidas, planos ou tentativa de suicídio por si ou por um familiar
- reacção invulgar ou alérgica à olanzapina, outros medicamentos, alimentos, corantes, conservantes
- se está grávida ou a tentar engravidar
- se está a amamentar
Como devo tomar este medicamento?
Tome este medicamento via oral. Deixe o comprimido na embalagem até que esteja pronto para o tomar. Não retire o comprimido através do pacote. Abra o pacote com as mãos secas e coloque o comprimido na sua língua. O comprimido irá dissolver-se rapidamente e será engolido pela sua saliva. Embora possa tomar estes comprimidos juntamente com água ou alimentos, não é forçoso fazê-lo. Tome o seu medicamento em intervalos regulares. Não tome este medicamento por mais tempo do que o recomendado. Não interrompa a toma excepto se o seu médico ou assistente de saúde assim o indicar. Fale com o seu pediatra quanto à utilização deste medicamento em crianças. Cuidados especiais podem ser necessários. Sobredosagem: Se pensa que poderá ter tomado uma dose superior ao prescrito contacte o Centro de Informação Antivenenos ou os Serviços de Urgência de imediato. NOTA: Este medicamento é apenas para si. Não o partilhe com outros.
Que fazer se falhei uma toma?
Se falhar uma dose, tome-a assim que puder. Se faltar pouco tempo até à próxima dose, tome apenas essa dose. Não aumente ou duplique as doses.
O que pode interferir com este medicamento?
Não tome este medicamento com nenhum dos seguintes:
- alguns antibióticos como grepafloxacina e sparfloxacina
- algumas fenotiazinas, clorpromazinas, mesoridazinas, e tioridazinas
- cisaprida
- clozapina
- droperidol
- halofantrina
- levometadil
- pimozida
Este medicamento pode também interagir com os seguintes:
- carbamazepina
- charcoal
- fluvoxamina
- levodopa e outros medicamentos para a doença de Parkinson
- medicamentos para a diabetes
- medicamentos para a tensão arterial alta
- medicamentos para depressão mental, ansiedade, para outros distúrbios relacionados com o humor, ou para problemas de sono
- omeprazol
- rifampina
- ritonavir
- tabaco de cigarros
Esta lista pode não enunciar todas as interacções possíveis. Dê ao seu assistente de saúde uma lista com todos os medicamentos, plantas, medicamentos sem prescrição ou suplementos alimentares que esteja a tomar. Diga-lhe também se é fumador, bebe álcool ou toma drogas. Alguns destes hábitos podem interagir com o seu medicamento.
Que cuidados devo ter enquanto tomar este medicamento?
Consulte o seu médico ou profissional de saúde para controlos regulares sobre o seu estado de saúde. Pode demorar algumas semanas até sentir os efeitos deste medicamento. Informe o seu médico ou profissional de saúde se os sintomas se agravarem, se tem novos sintomas, se está a sentir efeitos invulgares com a toma deste medicamento, ou se se sente descontrolado, muito desanimado ou pensa que poderá magoar-se a si ou aos outros. Não pare de tomar o medicamento de repente. Pode necessitar de reduzir a dose, de forma gradual. Aconselhe-se com o seu médico ou profissional de saúde. Pode sentir-se sonolento ou com tonturas. Não conduzir, utilizar máquinas, ou fazer qualquer coisa que precise de alerta mental até saber como é que reage a este medicamento. Não se levante ou sente de repente, especialmente se se tratar de um paciente mais velho. Isto reduz o risco de tonturas ou desmaios. Evite bebidas alcoólicas. O álcool pode aumentar a sonolência ou as tonturas se misturado com a olanzapina. Não se auto-medique para constipações, diarreia ou alergias sem perguntar ao seu médico ou profissional de saúde. Alguns componentes podem aumentar eventuais efeitos secundários. A sua boca pode ficar seca. Mastigar uma pastilha sem açúcar ou chupar rebuçados e beber muita água pode ajudar. Este medicamento pode reduzir a capacidade de resposta do seu corpo ao calor ou ao frio. Tente não sobreaquecer ou desidratar-se com a prática de exercício físico. Evite a exposição a temperaturas extremas como saunas, banheiras, ou a banhos ou duches muito quentes ou frios. Resguarde-se com roupas quentes com o tempo frio. Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Abrigue-se do sol. Se não conseguir evitar estar ao sol, use roupas que o protejam e use protector solar. Não use lâmpadas bronzeadoras ou solários.
Que efeitos secundários posso notar com a toma deste medicamento?
Os efeitos secundários que deve reportar ao seu médico de imediato:
- dificuldades em respirar
- dificuldades em falar ou engolir
- sede excessiva e/ou fome
- ritmo cardíaco acelerado (palpitações)
- necessidade frequente de urinar
- impossibilidade de controlar os movimentos musculares da face, mãos, braços ou pernas
- erecções dolorosas ou prolong
|