Piracetam em comprimido
O que é este medicamento?
O PIRACETAM é indicado para pacientes que sofrem de mioclonia de origem cortical, independentemente da etiologia, e deve ser utilizado em combinação com outras terapias anti-mioclónicas.
É um antiemético.
O Piracetam é um agente nootrópico ou seja, uma droga psicotrópica que melhora diretamente a eficiência das funções ao nível encefálico superior envolvidas nos processos cognitivos, tais como as relacionadas com a aprendizagem, memória, pensamento e consciência, tanto em situações normais como deficientes, e sem ser sedativa ou psicostimulante.
O Piracetam exerce essas atividades através de diferentes formas de ação: modula a neurotransmissão cerebral, promove condições metabólicas para a plasticidade neuronal e melhora a microcirculação através de propriedades antiespasmódicas e hemorrágicas, sem ser vasodilatador.
Ele é um derivado cíclico do ácido gama-aminobutírico (GABA). É um tipo de racetam.
O que devo dizer ao meu médico antes de tomar este medicamento?
Ele deve ter conhecimento se tem alguma destas condições:
- Acidente vascular cerebral
- Insuficiência cerebral
- Acidentes isquémicos ou hemorrágicos agudos
- Hipersensibilidade
- Insuficiência renal grave
- Insuficiência hepática
- Comportamento e incidentes psicóticos na velhice
- Atraso mental em crianças
Como devo tomar este medicamento?
Adultos: 800 mg três vezes ao dia. Crianças: 50 mg/kg em 3 doses separadas. Assim que o resultado desejado é obtido, reduzir a dose inicial para metade.
Devido ao efeito do piracetam ao nível da agregação das plaquetas, recomenda-se precaução em pacientes com distúrbios subjacentes de hemostasia, que realizaram uma cirurgia ou com hemorragia grave.
A interrupção abrupta do tratamento deve ser evitada, já que isso pode provocar convulsões generalizadas ou mioclónicas em alguns pacientes mioclónicos.
Como o piracetam é eliminado quase exclusivamente pelos rins, é necessário tomar precauções no tratamento de pacientes com insuficiência renal.
Em pacientes com insuficiência renal e idosos o aumento na meia-vida terminal está diretamente relacionado com a função renal, medida pela depuração da creatinina.
A dose diária deve ser personalizada de acordo com a função renal.
Adultos: 800 mg três vezes ao dia. Crianças: 50 mg/kg em 3 doses separadas. Assim que o resultado desejado for obtido, reduzir a dose inicial para metade.
Sobredosagem: Não é indicada nenhuma medida específica. Deverá ser dada atenção especial à hidratação do paciente e monitorizar o fluxo de urina.
O estado geral do paciente deve ser monitorizado de perto.
E se eu esquecer uma dose?
Se esquecer uma dose, tome-a assim que puder. Se estiver quase na hora da dose seguinte, tome apenas essa dose. Não tome doses extra nem a dobrar.
O que pode interagir com este medicamento?
Ainda não foi observada qualquer incompatibilidade. Dê ao seu médico uma lista de todos os medicamentos, ervas, medicamentos de venda livre, ou suplementos dietéticos que toma. Informe-o também se fuma, bebe álcool, ou usa drogas ilegais. É muito melhor verificar tudo isto com o seu técnico de cuidados de saúde.
Que cuidados devo ter enquanto tomar este medicamento?
Deverá ser dada atenção especial à hidratação do paciente e monitorizar o fluxo de urina.
O estado geral do paciente deve ser monitorizado de perto. Precauções: reduzir a dose de acordo com o peso/idade, insuficiência da função renal ou hepática, perturbações cardíacas, usar com cautela em caso de gravidez ou aleitamento.
Que efeitos secundários posso esperar com este medicamento?
Esta lista pode não descrever todos os efeitos secundários possíveis.
- Insuficiência epigástrica
- Estimulação do SNC
- Tonturas
- Excitação
- Erupção cutânea
- Distúrbios do sono
- Diarreia
- Depressão
- Aumento de peso
Onde devo guardar o meu medicamento?
Este produto medicinal não reque condições especiais de armazenamento. Manter fora do alcance de crianças. Deitar fora quaisquer medicamentos não usados após a data de validade.
|